Subiu ao poder pelo golpe de 18 de Brumário, se tornando um dos 3 cônsules , sendo eles:
-Napoleão.
-Abade Sieyès.
-O General Duco.
Napoleão era o primeiro-cônsul do grupo, responsável pelo poder executivo, Napoleão fez reformas nos setores do governo francês como na economia, na religião, nos direitos, na educação e na administração.
Seu governo de Consulado durou até 1804, quando em dezembro do mesmo ano foi elegido imperador da frança, seu império durou até 1814.
Durante seu governo fez campanhas militares contra seus inimigos externos, do país, como Inglaterra, Rússia, Prússia, Áustria.
Napoleão subjugou grande parte de Europa, menos a Inglaterra ,a qual contava com a marinha mais poderosa de toda Europa, após ter sido derrotado inúmeras vezes pelos ingleses, em confrontos navais(obviamente), ele utilizou oma estratégia que a chamou de bloqueio continental, que consistia em que, todas os países conquistados por Napoleão não deveriam comercializar com a Inglaterra, com o objetivo de enfraquecer a economia inglesa, porem nações como Portugual, que mantinham grandes relações com a Inglaterra, se recusaram a aceitar o bloqueio continental, assim napoleão invadi Portugual, e por sua surpresa ele descobre que a Família Real Portuguesa(e toda sua corte) foge para a sua colônia na América(Brasil).
A Rússia não consegui cumprir a ordem de Napoleão e com isso, enraiveceu Napoleão que com 600mil soldados, invadiu a Rússia, porem a favor do inverno russo os russos conseguiram derrotar Napoleão.
Após voltar derrotado e enfraquecido da Rússia, os países que opunham-se a ele invadiram a França o destronando.
Foi exilado na ilha de Elba, porem conseguiu fugir ,voltar a França e retomar seu cargo de governante por 100 dias,até ser derrotado na batalha de Waterloo.
Após ser derrotado foi exilado na ilha de Santa Helena, pelos ingleses, onde permaneceu até a sua morte.